segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Entrevista para o PokerPT.com

Ontem dei uma entrevista ao site PokerPT.com.

Podem lê-la  no site ou na transcrição que coloco abaixo.



Xika: Como se desenvolveu a tua relação com o poker e como foi a evolução da mesma?
 
CasperPT: Comecei a jogar por mero acaso. Em conversa com um colega de trabalho sobre jogos e ele falou-me num jogo de poker para pc. A curiosidade fez-me instalar o jogo, experimentar e adorei jogar, o que foi um pouco estranho porque não gosto muito de jogos de computador. Depois disso, fiz algumas pesquisas na net e encontrei a PokerStars e a PokerPT. Comecei a jogar freerolls, a LEM e a Liga PokerPT. Mais tarde, passei para SnG's e MTT's com fields maiores.
 
Xika: Recentemente concretizaste com sucesso um dos teus objectivos, estou a falar claro do novo título de engenheiro. De alguma forma, o poker e as pessoas que foste conhecendo, ajudaram ou influenciaram o teu percurso profissional?
 
CasperPT: Não. Iniciei a licenciatura muito antes de começar a jogar e por isso não há qualquer relação entre as duas coisas. O que houve foi a necessidade, nem sempre fácil, de conciliar a minha vida profissional, os estudos e a paixão por este hobbie. Já agora, e aproveitando a oportunidade que me dás, queria incentivar os jogadores mais novos a nunca deixarem os estudos por causa do poker. As duas actividades são perfeitamente conciliáveis com alguma disciplina e, acreditem, os estudos vão-vos dar/melhorar competências que vos serão muito úteis na forma como avaliam e decidem em situações mais complicadas, mesmo no poker.
 
Xika: Actualmente, em que consiste este hobbie do Poker para ti? O que jogas exactamente?
 
CasperPT: Como estava a terminar o projecto final do curso tenho jogado pouco, mas jogo essencialmente MTT's de baixo buy in ao domingo, com alguns shots de longe a longe em buy in's um pouco mais altos, e SnG's quando me apetece jogar e não tenho tempo para jogar MTT's.
 
Xika: Podias fazer uma breve análise do actualidade do poker online aos teus olhos?
 
CasperPT: O poker online tem tido um crescimento exponencial, tanto quantitativa como qualitativamente. A explosão de escolas, de coaches, etc., têm elevado bastante o nível de jogo e, hoje, para se ter resultados relevantes é necessário um grande investimento em estudo. Apesar disso, penso que a massificação do poker é positiva.
 
Xika: O Poker ao vivo ainda exerce algum fascínio em ti? O que é que te atrai num fim-de-semana qualquer num dos muitos circuitos nacionais?
 
CasperPT: Sim, gosto bastante de jogar ao vivo, no entanto, penso que é onde tenho mais leaks e por isso sinto-me menos confortável e por isso tenho jogado pouco. Espero, agora que tenho mais tempo livre, "trabalhar" o jogo live para voltar ao activo. O que mais me atrai é poder estar com os amigos que fiz no poker e, claro, jogar este jogo que adoro.
 
Xika: Um dos projectos que te envolveste foi o Poker Solidário, queres falar um pouco da ideia e do trabalho que se começa calmamente a desenvolver?
 
CasperPT: Sinto-me um privilegiado por ter a oportunidade de, fazendo algo de que gosto, ajudar os outros. A Associação Poker Solidário surgiu precisamente com esse espírito, juntar pessoas que têm o poker como hobbie comum, de forma a podermos ajudar causas válidas e, desta forma, podermos fazer a diferença na vida de algumas pessoas. Foi o que fizemos na nossa primeira iniciativa, em parceria com a Acreditar, e o que faremos em iniciativas futuras.
 
Xika: Falando de domingos, dias de majors e torneios de poker online. Mesmo sendo um hobbie, gostas de atacar uns torneiozitos ao Domingo? Em que consistem estes domingos de poker online? O que jogas e porquê? 
 
CasperPT: O domingo é dedicado aos MTT's. Jogo uma média de 10 a 15 torneios com buy in entre os $2.2 e $55. De vez em quando jogo o Sunday Million através de satélites.
 
Xika: Não sei se todos sabem, mas és tio de um dos jogadores portugueses da nova vaga, o Rui RuiNF Ferreira. Como tem sido acompanhar o teu sobrinho e o seu sucesso? 
 
CasperPT: Se tivesse que resumir numa palavra diria ORGULHO. Quando ele fez 18 anos ofereci-lhe uma entrada para o Figueira KO. Nesse torneio, eu tinha um jantar marcado com alguns dos fundadores da Associação Poker Solidário e no cartão escrevi algo do género: "Vale uma entrada no Figueira KO com direito a jantar com o Nuno Coelho e com a Catarina Santos". O brilho no olhar dele foi impagável! No torneio ele ficou na mesa do Nuno Coelho e logo no primeiro torneio ao vivo começou a bluffar e a esfregar. Acredito que há pessoas que têm uma aptidão natural para determinadas áreas e penso que ele é uma dessas pessoas. Apesar do imenso trabalho que ele teve, e continua a ter, para evoluir, penso que tem um dom para o poker e tem o que é preciso para ser um dos grandes nomes do poker mundial. Não seria responsável da minha parte não referir que também acompanho com alguma preocupação porque, apesar de todo o seu sucesso ser fruto de muito trabalho, existe sempre o risco do deslumbramento inerente à sua juventude.
 
Xika: Atentando ao panorama do poker nacional, quem são aqueles jogadores em que andas de olho e porquê?
 
CasperPT: São imensos e vou ser injusto ao mencionar apenas alguns mas aqui vai: Online: o RuiNF (não sei bem porquê ;p), o DamaNove e o Naza pelo sucesso online que estão a ter, o Tacuara que está a evoluir a um ritmo alucinante; Live: O Nuno Coelho pela postura nas mesas, o João Barbosa que já provou tudo o que havia para provar e o Tomé Moreira que é um senhor tanto nas mesas como fora delas.
 
Xika: Para terminar, todos os dias surgem diversas noticias da actualidade do poker aqui no nosso PokerPT.com! Qual foi a última notícia que te chamou à atenção e porquê?
 
CasperPT: A primeira que me veio ao pensamento quando li a pergunta foi a notícia da morte do Sr. Manuel Cadilhe por ter sido da forma que foi e por ser muito recente. RIP sr. Manuel Cadilhe. É incrível como, apesar de não conhecermos pessoalmente as pessoas, criamos uma ligação com as pessoas com quem partilhamos um hobbie. Quero acreditar que esta notícia não tem nada a ver com poker. Tenho, também, acompanhado com alguma atenção as notícias relacionadas com a regulamentação do jogo e não podia terminar sem referir as notícias sobre a parceria feita entre a EducaPoker e o meu ISEP.
 
Xika: Obrigada Rui e boa sorte nos torneios de hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário